Resenha: O Mar de Monstros - Rick Riordan

23 setembro 2013

Título: O Mar de Monstros

Série: Percy Jackson e os Olimpianos (vol.2)

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Páginas:304

Avaliação: ★★★★

Sinopse: O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto. Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.
Depois de ter salvo o Olimpo e o raio no livro anterior, Percy passou mais um ano tentando se adaptar em uma escola para humanos, tentando ser como as outras crianças de sua idade e parecia até o momento que tinha conseguido passar um ano inteiro sem arrumar nenhuma encrenca (o que era um milagre, pois sendo um semi-deus, os monstros viviam o perseguindo). Mas foi no último dia do ano escolar dele, que os monstros resolvem atacar e teve que jogar queimada com um gigante que acaba destruindo a escola toda, quase matando Percy e seu mais novo amigo Tyson, e além disso tudo Annabeth aparece e o avisa que o Acampamento Meio-Sangue está correndo perigo, pois a árvore de Thalia havia sido envenenada, portanto não possuia mais uma barreira magia e os monstros estavam atacando o acampamento.

Para salvar o acampamento e a vida dos outros semi-deuses, Percy, Annabeth e Tyson partem em uma missão em busca do Velocino de Ouro, que era o único modo de salvar a árvore e o acampamento. E além disso, Percy estava tendo sonhos com seu amigo Grover, nos quais o sátiro era prisioneiro de um ciclope Polifemo. Então, além de salvar o Velocino de Ouro, teriam que salvar Grover. Para conseguirem completar as duas missões, teriam que navegar o Mar de Monstros.

Eu gostei muito do livro, achei muito engraçado e ironico o modo como mesmo após Percy ter salvo o Olimpo, ninguém ligava pra ele, ele era praticamente um ''loser'' e principalmente com a vinda de Tyson para o acampamento, as coisas só pioravam, ele sofreu várias humilhações o que me fez rir muito. A amizade e inimizade de Percy com Clarisse também foi outra coisa que deixou o livro muito divertido, assim como os sonhos de Percy com Tyson. Enfim, o autor também pegou vários personagens mitológicos e os colocou em hambientes e os fizeram agir de certo modo para deixar a história ainda mais engraçada.

Me apeguei muito ao personagem Tyson, pelo fato de que todo mundo tinha uma visão horrivel dele por ele ser do jeito que era, e ele acabou se mostrando ser totalmente diferente do que todos imaginaram. Achei muito legal a amizade dele com Percy também, como no final Percy se sentiu orgulhoso de ter Tyson como amigo.

Além de tudo isso, acontecem muitas aventuras no livro. Percy e seus amigos enfrentam vários monstros e inimigos antigos, o que me deixou ficar muito focada no livro, a ação me fazia querer ler mais e mais para saber o que iria acontecer e eu adoro livros assim, com muita ação, que não fica enrolando para explicar uma única só coisa. A narrativa é bem leve e divertida feita para prender o leitor.

E o final do livro, me deixou muito mais ansiosa para ler logo o próximo da série.

Livro VS Filme
Se você viu o filme e desanimou de ler o livro, não desanime, sério mesmo. O filme deixou muito a desejar, a história do livro é muito diferente. Eu vi o filme antes do livro e fiquei tipo: é só isso?. Tudo bem que valeu a pena ir ver o Logan na tela do cinema lindo, perfeito, maravilhoso, deuso (brincadeirinha haha), mas achei que no filme tudo aconteceu muito rápido e não me passou tanta emoção quanto o livro passou.

Queria falar muita coisa aqui, comparar muitas coisas, mas se fizer isso, vai acabar tendo muito spoiler, o que não vai ser nenhum pouco legal.

Pro post terminar bem bonito:




5 comentários:

  1. Ainda não vi o filme, e sinceramente não estou com nem um pingo de vontade pra ver. O livro é fantastico, muito bom, eu até tinha me interessado em ir assistir no cinema, mais depois de uns amigos assistirem e contarem o filme, desiste. é uma pena oque estão fazendo com uma historia tao boa como pj, mas fazer oque né.

    Abraço
    Muito bom o post, bem interessante. Não gosto de boy bands (exeto Beatles claro) pelo fato de ser bandas fabricadas, como você disse. Esse comparação que fizeram do 1d com os beatles foi mais um jogo de market exatamente pra criar essa discussãozinha entre fãs e criticos gerando mais polemica e consequentemente sucesso pra banda. Eu acho que gosto não se discute, o que pode ocorrer é comentar sobre gostos, mais discutir, não. Eu prefiro ficar com meu velho R'nR onde as bandas fazem sucesso por serem de fatos boas no que fazem, seja em compor, cantar ou tocar algum instrumento e não só por serem rostinhos bonitos ou terem cabelos assim ou roupas assado.

    Abraço
    http://tyciahadiresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o filme decepciona muito, desviaram muito do livro, esta tudo muito diferente, uma pena :/

      Excluir
  2. Adorei a resenha! haha
    Apesar de ter a coleção do Percy, eu ainda não a li =/ mas esta na minha meta pro ano que vem com certeza.
    E quanto ao filme, eu tbm ainda não vi (hahaha q horror gente!) mas pelo que vc disse, também não esta mto fiel ao livro né? =S Vou tentar ler o livro antes =)
    Amei o blog super fofo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada anjo! Haha
      Amo a saga percy jackson acho que voce tambem irá gostar!
      O filme não está nenhum pouco fiel mesmo viu? Eu particularmente não gostei. Mas o livro é muito bom.
      Beijos!

      Excluir
  3. Para ser sincero o achei que o filme ficou legal. Pelo menos ficou mais fiel do que o primeiro filme. Assisti o filme primeiro e depois li o livro. Grandes diferenças, mas ornou legal para mim! O que eu gosto no Tio Riordan é as cenas de ação, ele sabe fazer muito bem. Sua resenha foi focada e disse tudo sem qualquer spoiler, boa!

    www.leituranodedo.com.br

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!